quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Alexandre

Abri a porta num supetão enraivecido, ainda que não possa definir aquela sensação que me dominava como simplesmente raiva. Rangeu estridente, rasgando o atroz silêncio da madrugada como quem anuncia o desfalecimento de uma alma que se esvai de um corpo deteriorado. Olhei para a patética sala de estar. Os móveis que a guarneciam se distribuíam toscamente: o sofá torto, a mesa com cadeiras desfalcadas e os quadros empoeirados. Pratos, talheres, vasilhas e panelas se juntavam num motim em cima da mesa, refletindo não só uma ausência de limpeza, mas a exteriorização dos meus próprios anseios. Arremessei a arma no sofá, cuspi a mucosa úmida no estofado e me dirigi à cozinha.

Uma geladeira em cor pálida de musgo, um fogão pequeno e uma pia carcomida pelo tempo. Rachaduras desenhavam mapas nas paredes e no teto, onde plantas de pequeno porte criavam relevo com suas raízes tímidas. Agindo sem o controle de minha mente, liguei a torneira e me coloquei a observar o fluxo de água, trêmulo. Alternava a vazão da corrente, dos pingos de chuva às torrentes mais fortes. O titilar das gotas regiam a única sinfonia daquela noite.

Um sentimento de compressão no peito me retirou o ar, como se pedras de gelo inundassem o meu interior. Meus olhos giravam na órbita e eu tateava o azulejo enlameado da pia em busca de nada. O gotejar sereno se modificou num zumbido intenso, paralisando meus membros junto aos ouvidos e eriçando os pelos do meu corpo. Girei em torno de meu eixo em busca de alguma explicação visual, e me abstive em frente à torneira. A água estava rubra como sangue talhado, com a viscosidade de uma ferida gangrenada. Nada continha o jato escarlate.

Duvidando da minha própria sanidade irrompi pela casa e adentrei em meu quarto. Estava tudo vazio, apenas as camas e as paredes que tinham rombos circulares de tamanhos variados. Alguns pareciam feitos à mão; outros, esculpidos por balas de escopeta. Eu não tinha matado ninguém. Ninguém além de mim mesmo.

Há cinco dias atrás um revólver que parecia de brinquedo surgiu embaixo da minha cama e estranhamente cada dia ele se posicionava em um lugar – Na mesa do escritório, na janela, dentro do vaso de plantas sem vida... Outrora o carteiro o trouxe. Tentei levá-lo para outros lugares fora da casa e ele sempre reaparecia. Minha irmã conheceu-o naquele dia.

Sentei na cama e, debruçado sobre o joelho, retomei o controle da respiração e procurei me acalmar. Foi quando, na inércia da tranquilidade, senti a sola do pé umedecida pelo líquido agora violáceo que se esgueirava pelo meu aposento. Em frenesi, corri até o sofá cambaleando e empunhei minha defesa - a única coisa que me traria paz para me retirar daquele pesadelo descomunal. Necessitava de emitir o som, observar o dilacerar da carne.

O disparo se efetuou, rasgando o atroz silêncio da madrugada.

4 comentários:

  1. "Pratos, talheres, vasilhas e panelas se juntavam num motim em cima da mesa, refletindo não só uma ausência de limpeza, mas a exteriorização dos meus próprios anseios. "

    voce eh brilhante! simplesmente, brilhante!
    me surpreende cada vez mais nas suas colocaçoes de palavras, comparaçoes, descriçoes.
    tiste esse conto, ainda mais por se mto "palpavel", conseguigo vizualizar perfeitamente o cenario, as açoes, e por mais q n estejam definidas, o rosto e a emoçao do personagem que se encaixa ao texto.
    adoro o misterio, adoro o enredo, adoro a criatividade! parabeeeeeeeeeeeens!

    ResponderExcluir
  2. um dos melhores contos que ja li. muito bem feita a ligação da casa velha e desgastadas como descrição dos próprios personagens.

    ResponderExcluir
  3. Então..
    gosto das coisas que vc escreve pela riqueza
    de detalhes, é bem isso
    que fascina o leitor.

    Já te contei meu escritor preferido néh?

    Guilherme Navarro.
    As vezes digito o nome dsse cara ai no google..
    ele é muito bom. Quando tiver a oportunidade, leia as obras dele. ^^

    ResponderExcluir
  4. Bem colocada a perseguição do revolver.
    A principio pensei que todo conto era uma "preparação para",depois "consequência de",mas mudei de ideia e considerei tudo como citações de um morto. Bem,tudo junto ao fim...com a palavra rasgando...

    ResponderExcluir